sábado, 31 de outubro de 2009

A crise dos 20

Para quem viu o título e pensou que eu fosse falar sobre economia se enganou. Já basta a imprensa saturar o assunto. Este post é para mostrar o que tenho pensado ultimamente e, por que não, desabafar também.

Não é só o mundo que passa por crises, as pessoas também. Acredito que a primeira delas é na fase da pré-adolescência. Os jovens deixam os brinquedos de lado, se sentem mais livres e que estão crescendo, começam a sair sozinhos e acham que os pais são chatos.

Poderia dizer que estou vivendo o que chamo de "crise dos 20", a crise dos 20 anos. Depois da crise existencial da "aborrescência", vem a da escolha. Ou da responsabilidade. Isso mesmo. (Na verdade, quando falo dos 20 anos, estou me referindo aos 20 e poucos anos, o período pós-faculdade.)

Em tese, você pode optar por apenas trabalhar, já que muitos já ingressaram no mercado de trabalho através do estágio, ou trabalhar e estudar - seja pós ou outra graduação - ou simplesmente fazer uma viagem.

São várias opções. Fazer um curso? Uma pós e em quê? Outra graduação? Quando? Quanto custa? Viajar? Para onde? Para estudar, trabalhar ou apenas para conhecer? Ou desistir dessas ideias e fazer outros planos?

Dizem que nessa idade se tem vontade e energia para fazer várias coisas. Talvez seja verdade mesmo. Se pudéssemos fazer tudo que gostaríamos seria ótimo, mas dificilmente é possível, por mais otimista e ativa que uma pessoa seja.

Mas, mesmo assim, temos de ir atrás de nossos sonhos e desejos! A questão é encontrar o norte em meio à "crise dos 20" e conseguir priorizar os projetos futuros sem se arrepender das escolhas feitas.

* Lembrei-me da música "20 e poucos anos" do Raimundos. Um trecho da letra e o vídeo...

Eu não desisto
Assim tão fácil meu amor
Das coisas que
Eu quero fazer
E ainda não fiz
Na vida tudo tem seu preço
Seu valor
E eu só quero dessa vida
É ser feliz





Outros posts

Nenhum comentário: