terça-feira, 3 de novembro de 2009

Morte (e vida)

Tenho pensado bastante sobre a morte ultimamente, não sei por que. Para mim, ela é algo negativo, assim como muitos devem pensar. E, para outros, talvez não.

É verdade que já sofri com ela. Ao mesmo tempo em que dá sinais de sua presença, também desprepara as pessoas quando chega. Não a acompanhei de tão perto. Sei que provoca uma sensação de vazio, uma separação sem volta. Confesso que tenho medo dela...

E você, tem medo da morte? E de morrer? Ou, então, você tem medo de morrer mais cedo que imagina e não conseguir fazer tudo que quis? Será que é por isso que se tem medo?

Sobre aqueles que já se foram... Você acredita que eles não estão mais presentes de corpo e podem estar de alma? Também podem estar ao seu lado, te protegendo? E ainda desejando que você seja feliz enquanto estiver vivo?

O que é "estar vivo" afinal? Simplesmente respirar o ar que o cerca ou é mais que isso? "Viver intensamente"?

Tudo isso é o que fico me perguntando. Indagações, por enquanto, sem resposta. Talvez seja preciso viver muito ou chegar ao fim da vida para descobrir. Ouvi dizer que todo fim é um começo. No caso da morte, que em si é fim, qual é o começo? Parece que só resta viver para desvendar o mistério...

Nenhum comentário: