quarta-feira, 2 de junho de 2010

Reciclar é preciso

Na Semana do Meio Ambiente, gostaria de comentar uma reportagem que li na Folha.com sobre coleta seletiva de lixo em São Paulo.

Segundo o texto, as 17 cooperativas conveniadas com a prefeitura não estão sendo capazes de absorver todo o material recolhido por falta de espaço para armazenamento. Assim, os recicláveis acabam misturados ao lixo comum.

Confesso que fiquei desiludida com a coleta seletiva e senti uma certa revolta em relação à atitude das pessoas em permitir que o material separado seja depositado juntamente com o lixo comum. É falta de respeito com aqueles que têm a consciência de ajudar o meio ambiente e separam o lixo em casa. Além disso, não é em todos os bairros que se tem a coleta, é necessário transportar - por conta própria - para um local que participe dela.

Aliás, o curioso é que as duas empresas responsáveis pela coleta recolhem uma quantidade de material reciclável por dia maior que a de lixo comum. São 120 mil toneladas do primeiro contra apenas 9 mil do segundo.

Por um lado, fico satisfeita em saber que os recicláveis estão sendo separados para ser destinados às cooperativas. Esta é uma das pequenas grandes ações que cada um pode fazer para contribuir. Se muitas pessoas fizerem um pouco, juntos, teremos uma mudança razoável.

Mas pergunta que fica é a seguinte: será que não há alternativas para aumentar o processamento de papel, plástico, vidro e alumínio ou será que estamos produzindo lixo em excesso, mesmo podendo ser reaproveitado?

Talvez fosse o caso de mais cooperativas estabelecerem parceria com a prefeitura. Se elas não existem, devem ser criadas, o que geraria postos de trabalho. Ou, então, nós -  produtores de lixo quase 24 horas ao dia - devemos diminuir o volume de descarte de materiais. Podemos substituir o consumo de produtos embalados individualmente por aqueles em quantidades maiores ou optar por alimentos orgânicos, como frutas.

De qualquer modo, tenho certeza de que reciclar é importante, já que significa reaproveitar e renovar.

RECICLAR É PRECISO!

Nenhum comentário: