domingo, 25 de abril de 2010

Pais, filhos e o tempo

Você me diz que seus pais não entendem
Mas você não entende seus pais

Legião Urbana


Na correria do dia a dia, falta tempo para tudo. Principalmente para os paulistanos. Pode ser mera desculpa ou um motivo de verdade.

Pais trabalham muito, filhos estudam e saem muito. Além disso, a mãe geralmente tem as responsabilidades domésticas, o pai tem outros compromissos, enquanto os jovens têm de estudar e socializar.

Nessa relação, os pais têm o que chamamos "voz da experiência" e, do outro lado, os filhos têm novas ideias, novos conhecimentos e, claro, nova linguagem. Tenho certeza de que não sou a única que acha engraçado ouvir os pais falando gírias da época deles. Algumas vezes, é engraçado também quando eles tentam usar expressões atuais.

É curioso como mudamos nossa visão sobre eles. Quando crianças, os admiramos, às vezes, chegamos até a imaginá-los como "super". Depois, nos tornamos adolescentes e passamos a ser críticos com eles. Finalmente, quando atingimos a fase adulta, começamos a tentar entendê-los - fazemos parte do mundo deles, temos responsabilidades e problemas semelhantes. Por isso, voltamos a pensar que são "super" ou até mais que isso.

Certa vez, numa de minhas observações das pessoas espalhadas pelas ruas de São Paulo, um fato me chamou a atenção. Um dia de semana, horário de almoço, uma colegial despedia-se do pai. Com um beijo na bochecha. Uma cena rara. Ao menos nos dias de hoje.

Minha impressão é que pais e filhos estão cada vez mais distantes. Mas eu, por exemplo, quando posso, tento passar o dia, almoçar e conversar com meus pais. Tenho boas memórias de almoços em família. Eram conversas e risadas quase infinitas, algumas por causa de episódios meio malucos de viagens que fizemos.

Por esse motivo e por ter percebido que depois já pode ser tarde, sei o quanto esses momentos são preciosos. Não significa que não se deve ter liberdade para estar e sair com outras pessoas queridas. Porém é importante aproveitar um momento com a família, um almoço ou um jantar, e que estas horas se tornem lembranças - e um ensinamento - para futuros pais.


"Pais e filhos", Legião Urbana




Outros posts
Laços de família

Nenhum comentário: