quarta-feira, 7 de abril de 2010

Crianças...

Mais uma vez venho falar de crianças. Desta vez, não é tanto para recordar a infância ou dizer que temos uma criança dentro de nós, e sim para comentar sobre como essas pessoinhas podem nos surpreender.

Uma vez, estava no banheiro de um shopping e testemunhei um fato curioso. Um menino lavava as mãos e sua mãe usava a pia ao lado. Ela terminou e foi enxugar as mãos. Puxou o papel e só saíram pedaços. Puxava, puxava e as mãos continuavam molhadas.

O menino viu a mãe lutando para pegar papel. "Mãe, não é assim. Tem que apertar aqui" e apontou para uma barra que faz o rolo girar e o papel sair. A mãe insistiu em continuar a fazer à sua maneira, mesmo sem sucesso. O filho já um pouco aflito repetiu: "mãe, não é assim!". Ela respondeu, impaciente, que não dava. E ele, um "pequeno gênio", arrematou: "como você pode falar se nem tentou?"

Acredito que a mulher tenha ficado um pouco sem graça. Mas uma coisa é incontestável: os adultos também podem aprender com as crianças - que, aliás, estão cada vez mais espertas. Fiquei impressionada.

Quando duas crianças se juntam, já até se imagina o que pode acontecer. E, quando são meninos, o que vem é, na certa, molecagem.

Acho que eram dois irmãos que estavam com os pais. O pai olhava um celular no balcão da loja, enquanto a mãe o tempo todo observava os filhos, dizendo coisas do tipo: "para com isso", "vem para cá". Detalhe: os meninos corriam para lá e para cá.

Um deles, então, decidiu levantar a camiseta do pai e colocou a cabeça dentro do espaço aberto na roupa. O outro animou-se logo e juntou-se ao primeiro. Levantou ainda mais a camiseta, a ponto de quase de descobrir por completo a barriga arredondada do pai.

Quando os dois já estavam com a cabeça dentro da roupa, o pai - enfim - irritou-se e pediu para que parassem. Ambos deram risada, claro. Cochicharam e riram.

Percebi um sorriso singelo, porém, contagiante que se abriu no rosto do pequeno japonesinho. Era um sorriso puro, ingênuo. Um sorriso de criança. Surpreendida, senti sua alegria apenas de olhar.


Outros posts
Somos um pouco crianças

Um comentário:

Anônimo disse...

é, tem criança que surpreende mesmo! Eu não teria muita paciência com os dois irmão, mas esta criança que tentou ensinar a mãe a apertar o treco foi genial! Tem vários vídeos no youtube com crianças que têm essa sacada.