domingo, 17 de maio de 2009

Pra dizer que não falei das flores

Coloridas, grandes, pequenas, arredondadas, murchas, abrindo, secas. Flores. Elas estão em jardins, varandas, janelas, letras de música, poesias, arte, presentes, fotos...

Com nomes e tipos diferentes, seu significado também varia... amor, felicitações, morte. Mas como elas, as flores, podem significar coisas tão contraditórias? Início e fim?

Apesar de ter tão fortes representações, as flores foram deixadas um pouco de lado. Meio esquecidas. Poucas vezes vejo mulheres sendo presenteadas com um arranjo ou ramalhete. Para mim, este é um presente simples, mas que pode dizer muito. Mais do que se imagina. Em alguns casos, até dispensa palavras.

As flores agradam, fascinam e emocionam com sua beleza, mesmo tendo seus espinhos. E por isso continuarão sendo tão citadas e cultivadas.

A seguir, um trecho da música "Flores" (composição de Tony Bellotto, Sérgio Britto, Charles Gavin e Paulo Miklos) que reflete sobre emoção e, claro, flores.


Olhei até ficar cansado
De ver os meus olhos no espelho
Chorei por ter despedaçado
As flores que estão no canteiro

Os punhos e os pulsos cortados
E o resto do meu corpo inteiro
Há flores cobrindo o telhado
E embaixo do meu travesseiro
Há flores por todos os lados
Há flores em tudo que eu vejo

A dor vai curar essas lástimas
O soro tem gosto de lágrimas
As flores têm cheiro de morte
A dor vai fechar esses cortes
Flores
Flores
As flores de plástico não morrem

"Flores", Titãs


*Obs.: a foto é de minha autoria e o título do post é o nome de uma música do compositor Geraldo Vandré


Um comentário:

Unknown disse...

Legal vc ter colocado o vídeo!!!
e nem vem reclamar desse meu comentário posteriormente...hahaha