segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Secos e molhados

Aniversário de 455 anos da cidade de São Paulo. O tradicional e famoso bolo do Bexiga também foi influenciado pela tal crise tão comentada e que acaba servindo como "desculpa" para qualquer problema... enfim...

Sampa já foi chamada de "terra da garoa". Hoje, ela poderia ter sido terra da chuva forte e quase repentina. À tarde, vi uma chuva de verão. Já à noite, praticamente um temporal. E que temporal. Vento, muito vento. E a chuva!

Não presenciei o início dela, estava dentro do metrô. Na escada rolante, antes de chegar à saída, ouço um "moço" dizer para a namorada: "já está chovendo... olha o cheiro de água!". E não deu outra. Estava mesmo chovendo.

Com esperanças, decidi esperar a chuva passar. Afinal, deveria ser outra daquelas de verão. Espera em vão. Espera coletiva. Espera cansativa. Espera observadora. Passei a observar cada um que olhava para fora da porta à espera do fim ou, ao menos, da trégua. Qualquer assunto pode virar tema de uma reflexão, às vezes nem tão poética. Para ser sincera, até nem me importaria de esperar, desde que tivesse um papel para escrever.

Assim como todos, observava as gotas d'água que ora eram mais finas e ora engrossavam. Quando a chuva diminuía, alguns que tinham guarda-chuva ou outros mais corajosos se aventuravam e saíam no ambiente úmido. Ou, então, eram outros ainda que chegavam com as roupas marcadas pelos pingos d'água ou totalmente encharcadas.

Cheguei a pensar: "a chuva não para, não para" (parodiando Cazuza). E no metrô, conversas, pessoas mexendo nos celulares ou apenas silêncio. Não poderiam faltar suspiros, caretas ou expressões de cansaço.

Juro que esperei por cerca de uma hora e meia. A antiga São Paulo de Piratininga presenteou os paulistanos com muita água e até relâmpagos. Uns passaram a comemoração mais secos, outros mais molhados.

2 comentários:

Unknown disse...

Oi, Tatinha!!!
Muito lindo o seu texto!
Parabéns...
bjsss[
Livia

Luiz D Salles disse...

Oi, TATI. Muito bom encontrar pessoas que gostem de escrever e principalmente de poesia. Gostei mais da frase: “ já está chovendo...olha o cheiro de água!".
Parabéns, um abraço
Luiz D Sales

http://luizdsales.blogspot.com/