segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Insistir ou desistir?

Descobri que umas das coisas que mais gosto de fazer é escrever. Este blog surgiu exatamente por isso... O fato é que ninguém mais lê... Quem escreve e não gosta que seja lido?

Enfim, digo que meu blog - assim como o primeiro - está a ponto de ser deletado... infelizmente.

Deixo aqui uma poesia um pouco diferente, mas que me fascinou: é sobre o processo de construção de um poema. Talvez eu me considere parte deste grupo de escritores... E concordo com Manuel da Fonseca (1911-1993), poeta português, em dizer que "o poeta tem olhos de água para refletirem todas as cores."

Sim, se você ler, comente! Eu leio todos os comentários postados! É sério!




O que se diz ao editor a propósito de poemas


Eis mais um livro (fio que o último)
de um incurável pernambucano;
se programam ainda publicá-lo,
digam-me que com pouco o embalsamo.
E preciso logo embasamá-lo:
enquanto ele me conviva, vivo,
está sujeito a cortes, enxertos:
terminará amputado do fígado,
terminará ganhando outro pâncreas;
e se o pulmão não pode outro estilo
(esta dicção de tosse e gagueira),
me esgota, vivo em mim, livro-umbigo.
Poema nenhum se autonomiza
no primeiro ditar-se, esboçado,
nem no construí-lo, nem no passar-se
a limpo do datilografá-lo.
Um poema é o que há de mais instável:
ele se multiplica e divide,
se pratica as quatro operações
enquanto em nós e de nós existe.
Um poema é sempre, como um câncer:
que química, cobalto, indivíduo
parou os pés desse potro solto?
Só o mumificá-lo, pô-lo em livro.


João Cabral de Melo Neto (1901-1999), poeta


6 comentários:

Unknown disse...

Insistir !
Como vc disse ...
O blog começou pq vc gosta de escrever !!
Divulga mais o blog q o pessoal entra heauehauha

Makoto disse...

Tati....

Por que desistir de algo que gosta, pelo simples fato do mundo lá fora não se importar muito com que escreve?
Hoje em dia, grande parte das pessoas são tão fúteis, tão mesquinhas, tão egocentrícas, que pouco se importam com que as outras pessoas pensam. Por isso não perca tempo se preocupando com a ausencia de leitores no seu blog. Use esse tempo para fazer milhões de posts mesmo sabendo que alguns nem serão lidos. Pois o mais importante é VOCÊ se expressar...VOCÊ se realizar Tati. Se não há pessoas a altura para discutir com vc as incógnitas da vida, faça essas discussões com você mesma. Pois como diria o grande Wood Allen: "Não existe melhor companhia para você, do que você mesmo!"
Não escreva esperando um retorno...e sim escreva pelo prazer de expressar seus sentimentos!

Anônimo disse...

Oi Tati
Veja que tem sim leitores! Às vezes as pessoas não comentam por sentirem-se tímidas.rs
Mas...eu concordo em gênero, número e grau com o que disse Diego.
Também gosto de escrever,melhor ,rabiscar algumas poesias...Ninguém as lê!Não penso em desistir porque escrever o que sentimos é terapia para alma.
Seja feliz e não desista.
Abraços fraternos

Tati disse...

Bom, acho que é mais do que a hora de "interagir" com meus escassos leitores...
Gostaria de agradecer a todos pelos comentários, pois são um grande incentivo!
Continuarei postando mais textos e poesias!
Obrigada mesmo!

Unknown disse...

Não deletaaa nãooooooo
Eu leio!!

nau disse...

deval31121979
Tati...
Também concordo com o Diego.Não sou uma pesoa culta, letrada ou sei lá o que, mas tb gosto de escrever(nada publicado).O meu forte é reflexões mas tb gosto muito de poemas.Utilizo na minha página de album no ORKUT onde me derramo com escritos de autores famosos, conhecidos, desconhecidos mas que tem a ver com o que penso. Até tenho alguns arranhados escritos da minha autoria, que me servem como desabafo...ningúem tb oslê, exceto a minha irmã que mora distante. Na verdade quem mais eu gostaria que os lesse, é a minha filha, adolescente de 17 anos de idade,mas ela nem toma conhecimento, acha que tudo o que escrevo ou copio é"tosco".Mas, como vc, às vezes penso em desistir...Acho que não devemos. No meu caso por exemplo, é uma terapia, consigo de alguma forma pôr para fora o que vai dentro da minh'alma, além, é claro de conversar com o GRANDE PAI.
Portanto, não desists, vá em frente!
Nau(é como gosto de ser chamada). Se quizer ver o meu"tosco" orkut, fique à vontade(Nau Oliveira-Itabuna-ba)
Abraços e fique com deus.