quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Adeus, '09!

O fim de ano tem diversos significados. Não se resume a recesso no trabalho, comer e beber com a família e amigos, troca de presentes, abraços ou votos, e, depois, assistir a alguns minutos de queima de fogos. Como muitos acreditam, este é o momento de avaliar como foi seu ano.

Reunião de família para a ceia de Natal é sagrado, nem contesto. A maioria das pessoas - pelo menos os jovens - reserva a data para passar o Ano Novo com amigos, namorado(a)...

O término do ano é, na realidade, mais que festas. Existe o sentido profundo de ser uma época para refletir sobre o que você fez ou deixou de fazer durante os mais de 300 dias que se passaram.

Tenho a ligeira impressão de que 2009 passou rápido demais. Ao mesmo tempo em que parece que não fiz muita coisa, doze meses é tempo suficiente para muitos acontecimentos.

Abri o ano comemorando a conclusão do curso em Jornalismo e meu TCC. Tirei um tempo para descansar. Trabalhei bastante, aprendi bastante. Ri bastante. Escrevi bastante. Reencontrei amigos, fortaleci amizade com outros e conheci pessoas novas. Ajudei outras pessoas e outras pessoas me ajudaram. Envelheci (um pouco, assim como todos), mas cresci. Mudei. Refleti e critiquei. Acompanhei as mudanças nas relações humanas e no mundo. Me emocionei. Estive perto da minha família. Redescobri minhas raízes. Criei novas expectativas e novos projetos.

Andei pensando e acho que o grande presente que todos recebem é a renovação da esperança com a virada do ano. Vamos, então, dar adeus a 2009, deixando para trás o que não foi bom. Porque desejamos começar 2010 com novas energias e determinação para realizar nossos sonhos.


Gostaria de agradecer a todos os leitores deste blog, uns mais ativos que fizeram comentários e os outros que somente leram. É muito bom ter um incentivo. Em breve, este espaço ganhará um novo visual e quanto a textos, poesias e reflexões, no ano que vem tem mais! 

Nenhum comentário: