quinta-feira, 7 de junho de 2012

Quando era atleta... - Parte 3

Mais uma vez, volto ao assunto! Desta vez, falo do que "aprendi" e tenho ouvido por aí...

Nos últimos dias, me disseram algo como: "E você precisa de academia?". Estou firme e forte com o compromisso de fazer esteira ou bicicleta duas ou três vezes por semana. E este é só o começo, porque pretendo começar musculação no futuro também.

A questão é que todos precisam praticar algum exercício físico.
Vou (tentar) contar todo o histórico brevemente.

Na época da escola, os estudantes são meio que obrigados a frequentar as aulas de Educação Física. Mas, por outro lado, se gostam de uma modalidade esportiva em especial, podem fazer treinos extracurriculares. Os jovens, então, são incentivados a praticar esportes e, portanto, são relativamente saudáveis.

Porém, depois, quando se começa a faculdade, a vida se desorganiza um tanto. Alguns tornam o bar a segunda casa, outros querem sair e, no fim, são poucos que se preocupam em incluir uma atividade física na rotina. O dia a dia é ainda mais corrido quando se tem de sair às pressas da aula para o estágio e fazer o famigerado TCC.

Já formada, a pessoa pode - teoricamente - encaixar um curso de idioma ou pós-graduação, academia, voluntariado e o que mais quiser no tempo livre. Aí, a vida pode se tornar um quebra-cabeça solucionado ou ser dedicada apenas ao trabalho, ócio e lazer, entre outras opções.

Assim surge o sedentarismo - e umas gordurinhas indesejadas. Além do peso na consciência que aparece quando nos deleitamos com frituras e doces.

Foi por esse motivo que eu, enfim, decidi - ao menos - andar na esteira. Na realidade, era o que imaginei como solução para o estresse também. Sei que a quantidade de exercício que faço hoje não é suficiente para me considerar "saudável", porque falta a parte do fortalecimento dos músculos. Mas já é um grande passo e, mesmo sendo pouco, já é o bastante para me sentir bem e perceber que teve um certo resultado.

Estou dentro da faixa de peso adequado para minha estatura. Porém, fazer academia não significa querer emagrecer, que parece ser a primeira analogia que as pessoas fazem. Muitos fazem por vaidade, milhares de outros fazem pela saúde e bem-estar, como eu. E, claro, várias fazem para ficar em forma. É importante frisar que ainda existem aqueles que praticam exercícios para manter a forma e poder comer sem tanta culpa - e energia em excesso acumulada no corpo.

 

Nenhum comentário: