segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Uns cem graminhas

Um dia, quando eu já era gente - não lembro minha idade - estava passeando por um daqueles mercadinhos de guloseimas, maravilhada como qualquer criança. Quis levar algumas balas e era preciso pesá-las na balança.


Cheguei perto do balcão e perguntei quanto pesava, imaginando que a atendente fosse colocar as balas na balança. Mas não. E a resposta foi rápida: "uns cem graminhas". Fiquei, então, impressionada com a forte intuição da moça e saí feliz com meus cem gramas de balinhas.


Só para fazer um parêntesis... Hoje, relembro desta história e fico feliz em saber que a tal da moça falou da forma correta. "Grama", quando se trata de medida de peso, é masculino.


Para quem não está habituado a pesar coisas, dizer gramas é vago. Ou até mesmo meio quilo. Como precisar um quilo para depois explicar o quanto vale a metade?


Vamos a um exemplo real. Trezentos gramas de comida é pouco, o suficiente ou muito? Para mim é o suficiente, mas - na realidade - depende. E emagrecer trezentos gramas é pouco, suficiente ou bom? Também depende. Mas a questão é: qual é a quantidade? Mesmo com analogias continua sendo uma medida vaga. Neste caso, talvez o termo "emagrecer" não seja o mais adequado. Poderia-se dizer "estar com trezentos gramas a menos" ou "estar trezentos gramas mais magro".


Ouvi do médico: "você emagreceu trezentos gramas". Na hora, não sabia o que pensar. Se era bom ou regular. O quanto o corpo "desincha". De onde a gordura some. Tive vontade de perguntar tudo o que me veio à cabeça. Saí do consultório intrigada.


Naquela época das balinhas, não sabia o quanto era cem gramas, mas fiquei feliz. Hoje, "emagreci" trezentos e fiquei perdida. Como resolver? Comparar a três vezes o peso do saquinho de balas? Imaginar que é menos de meio quilo? Pensar que equivale a um prato de comida? Soa estranho em qualquer uma das situações...

Nenhum comentário: